Proposta

O Colégio Ethos tem como base teórica pedagógica o socioconstrutivismo, onde a aprendizagem é tratada como um processo que se dá a partir da interação do indivíduo com vários objetos do conhecimento, com os educadores, com os colegas e com a comunidade.

Nossa proposta pedagógica é o resultado da observação da natureza complementar entre aspectos da visão construtivista interacionista de Piaget, da abordagem sociointeracionista de Vigotsky, e dos princípios da dimensão social da educação levantados por Paulo Freire.

A escola acredita e investe no potencial da criança, no poder que ela tem de processar as informações recebidas do mundo exterior e de incorporá-las ao seu repertório a partir das suas experiências. Adotamos uma prática pedagógica que prioriza o diálogo, o questionamento, a pesquisa e a reflexão. Valorizamos o trabalho em grupo, onde a troca de experiências e as discussões levam os alunos a chegarem a uma ou mais soluções para uma mesma tarefa.
O saber é visto como fruto de um ato cotidiano de construção, onde a experimentação e o estímulo ao raciocínio têm papel fundamental. Assim, adotamos uma metodologia que contempla variadas situações didáticas: aulas expositivas, em grupo ou em dupla, pesquisas, aulas visita, aulas em laboratórios, hora do conto, ciranda do livro, jornal mural, palestras, exposições, apresentações, oficinas e mostras temáticas.

Nas vivências escolares, o conhecimento do aluno é construído a partir de quatro competências básicas:

• aprender a ser – a questão da busca da identidade, da compreensão e da autoaceitação por parte da cada indivíduo;
• aprender a conviver – a observação das diferenças e o cultivo ao respeito e solidariedade para com o outro;
• aprender a fazer – a condução ao despertar do potencial produtivo do aluno;
• aprender a conhecer – o estímulo ao desenvolvimento da capacidade cognitiva;

Desta forma, procuramos proporcionar ao aluno uma educação integral, ampla e atenta às necessidades de cada um ajudando-o a desenvolver seus talentos e potencialidades para que possa atuar de forma autônoma, crítica e participativa na sociedade.